Osteoartrite

Dica sobre saúde, alimentação e Bem-estar!

Osteoartrite   

A Artrose, Osteoartrose ou hoje chamada de Osteoartrite é a mais comum das doenças reumáticas e é considerada por muitos como principal causa de incapacidade nos Estados Unidos. É uma doença progressiva que afeta as articulações, ocorrendo uma degeneração da cartilagem que reveste as extremidades ósseas, principalmente dos joelhos, quadril, coluna, mãos e dedos, e que atinge tanto homens quanto mulheres, preferencialmente a partir da meia idade.

 

Fatores metabólicos, genéticos e mecânicos estão ligados à doença, mas entre os vários fatores causais ou agravantes vale a pena destacar a obesidade, o sedentarismo, os traumas, o uso forçado e repetitivo das articulações, e doenças articulares anteriores.

 

O principal sintoma é a dor progressiva na articulação afetada, que piora ao movimento, com pequena rigidez pela manhã. No início as lesões são mais facilmente detectadas através de radiografias simples, que são os exames complementares de escolha para auxiliar o diagnóstico clínico. A doença pode causar limitações funcionais como perda e/ou redução da mobilidade, deformidades e até mesmo incapacidade total localizada.

 

Apesar de a Osteoartrite ainda não ter cura, o tratamento pode ajudar muito, pois tem como objetivos controlar a dor, manter e/ou melhorar a mobilidade articular e limitar a incapacidade funcional. É feito através de medidas chamadas de não farmacológicas, como fisioterapia e orientações comportamentais e ambientais, e se necessário, através de medidas farmacológicas, com medicações sintomáticas e medicações chamadas de modificadoras da doença. Em casos mais avançados pode ser necessário até procedimentos cirúrgicos.

 

Prevenção:

 

• combater a obesidade;

 

• praticar exercícios físicos com pouco impacto, como hidroginástica e caminhada em solo macio, como na grama;

 

• utilizar calçados confortáveis e adequados para cada atividade.